Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
19 octobre 2007

DESPORTO História do Desporto O desporto

                                              DESPORTO

História do Desporto

clip_image002

O desporto conhecido como é hoje, ou o desporto Moderno, toma forma nas High-Schools da Inglaterra do século XVIII, berço do capitalismo.

Cercados pela ideologia capitalista, a qual prega a ordem, o racionalismo, a competição e a iniciativa individual, os alunos das escolas inglesas desenvolvem um novo formato para os jogos populares de então, dando origem ao desporto. Surgem os campeonatos entre as escolas, os clubes e depois as confederações, instrumentos que paulatinamente vão legitimando a prática desportiva.

Após a consolidação do capitalismo e sua dispersão por todo o mundo, a instituição desportiva, antes restrita ao mundo europeu, vai ganhando espaço nos outros continentes. Seguindo a mesma lógica da voracidade capitalista, o desporto imiscui-se às culturas e toma o espaço de práticas populares, veiculando a ideologia capitalista mundialmente.

Entre outros factores, pelo seu potencial catártico, que possibilita ao espectador um bem estar através do processo de transferência de seus próprios problemas ao ambiente de jogo, o Esporte passa a ser um grande aglutinador de massas. Aproveitando essa potencialidade do fenómeno, empresários apropriam-se das diferentes esferas relacionadas ao Esporte: vestimentas, clubes, acessórios, redes de televisão, dentre outros. E por sua vez, o Estado também passa a usar do Esporte em busca de popularidade e projecção internacional.

Unido à média corporativa, interessada em mais espaço e lucrativamente para seus patrocinadores, o Esporte sofre intensas transformações, sobretudo na forma como é transmitido. Acentua-se o carácter espectacular das competições, o que se torna visível através da presença de telões nos estádios, existência de canais de televisão especializados no assunto, aumento da prática de “esportes da moda” e extrema valorização e influência social dos atletas mais bem sucedidos. Conceituando essa nova fase do Esporte, surge a expressão “Esporte Espectáculo”, modelo actual do fenómeno aqui tratado.

Grupo 05

Inês Ferreira, Ivo Romeiro e Telma Santos

www.wikipedia.org

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité