Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
19 octobre 2007

Ciências Físicas-Químicas Sistema Solar e os seus

Ciências Físicas-Químicas

clip_image002

Sistema Solar e os seus Habitantes

O sistema solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas).

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Com o conhecimento de vários outros sistemas planetários em volta de outras estrelas que desafiam a noção clássica da formação de sistemas planetários, a formação destes é hoje tema de debate.

O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reacções de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de colisões dantescas entre os protoplanetas.

O Sol

É a estrela mais próxima á Terra e o maior objecto do Sistema Solar. As estrelas são os únicos corpos do Universo que emitem luz.

O Sol também é a nossa principal fonte de energia, que manifestasse, sobre todo, em forma de luz e calor. 

Contém mais do 99% de toda a matéria do Sistema Solar. Exerce uma forte atracção gravitacional sobre os planetas e fá-los girar em seu arredor.

Planeta Terra

A Terra é um planeta do sistema solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas telúricos. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida, na forma como a reconhecemos. Alguns cientistas como James Lovelock consideram que a Terra é um sistema vivo chamado Gaia.

O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma deformação para a forma elipsóidal (achatada aos pólos). A forma real da Terra é chamada de Geóide, apresenta forma muito irregular, ondulada, matematicamente complexa.

Lua, Satélite natural

A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 340.516 km do nosso planeta. Tem um tamanho muito menor do que o da Terra. Tem um raio de 1700 km, que é praticamente um quarto do raio da Terra. O primeiro astronauta a caminhar na Lua, o norte-americano Neil Armstrong, fê-lo em 20 de Julho de 1969, um dia histórico para a Humanidade. Os astronautas que foram à Lua demoraram cerca de 4 dias a chegar lá. Mas a luz do Sol (corpo luminoso) reflectida na Lua (corpo iluminado) demora só cerca de um segundo a chegar à Terra. Essa luz chama-se, como sabemos, luar.

As fases da lua são como são denominados os quatro aspectos básicos que o satélite natural da Terra, a Lua, apresenta conforme o ângulo pelo qual é vista a face iluminada pelo Sol: Lua nova – quando o Sol se encontra do lado oposto e consequentemente a face iluminada da Lua está do lado oposto ao do observador na Terra.

  • Lua cheia – Quando o sol ilumina completamente a face voltada para o observador na Terra. Lua crescente – Quarto crescente: quando se vê apenas metade da faceLua minguante – Quarto minguante: quando se vê apenas metade da face iluminada.

    Grupo 04

    Débora Portas, Diana Martins e Mónica Dias

    www.wikipedia.org

    Publicité
    Publicité
    Commentaires
    (IN)FORMAR COM TIC
    • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
    • Accueil du blog
    • Créer un blog avec CanalBlog
    Publicité
    Archives
    (IN)FORMAR COM TIC
    Derniers commentaires
    Publicité