Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
16 novembre 2007

Ciências Físico-Químicas Svante Arrhenius Svante

Ciências Físico-Químicas

                                                           clip_image002

                         Svante Arrhenius

Svante August Arrhenius (Vik, Suécia, 19 de Fevereiro de 1859Estocolmo, 2 de Outubro de 1927) foi um químico sueco.

Estudou na Cathedral School de Upsala, quando sua família se transferiu para esta cidade proveniente de Vik, ingressando na Universidade da mesma cidade quando tinha 17 anos. Posteriormente estudou na Universidade de Estocolmo. Ensinou classes de física na Escola Técnica Superior desta Universidade ( 1891-1895 ), alcançando o grau de catedrático na mesma ( 1895-1904 ). Em 1904 passou a dirigir o Instituto Nobel de Química e Física ( 1905-1927 ).

Sendo estudante, preparando-se para o doutorado na Universidade de Upsala, investigou as propriedades condutoras das dissoluções electrolíticas, que formulou em sua tese doutoral. Sua teoria afirma que nas dissoluções electrolíticas, os compostos químicos dissolvidos, se dissociam em ícones, mantendo a hipótese de que o grau de dissociação aumenta com o grau de diluição da solução, que resultou ser correcta apenas para os electrólitos fracos. Acreditando que a teoria estava errada, sua tese foi aprovada com a qualificação mínima possível. Esta teoria foi objecto de muitos ataques, especialmente por Lord Kelvin, sendo apoiada por Jacobus Van't Hoff, em cujo laboratório havia trabalhado como bolsista estrangeiro ( 1886-1890 ), e por Wilhelm Ostwald.

Posteriormente esta teoria foi aceita por todos, convertendo-se num dos pilares da físico-química, no ramo da electroquímica. Sua concepção científica lhe valeu o prémio Nobel da química a 1903, "em reconhecimento dos extraordinários serviços prestados ao avanço da química através de sua teoria da dissociação electrolítica”.

Além disso, trabalhou em diversos ramos da físico-química, como velocidade das reacções, sobre a prática da imunização e sobre astronomia. Como consequência, em 1889, descobriu que a velocidade das reacções químicas aumenta com a temperatura, numa relação proporcional com a concentração de moléculas existentes.

Em 1909 entrou como membro estrangeiro da Royal Society. Em 1911, durante uma visita aos Estados Unidos, foi condecorado com a primeira medalha Willard Gibbs e, em 1914, recebeu a medalha Faraday.

Bibliografia:

Google (Física e Química)

Wikipédia

                                                                 Trabalho elaborado por:

Grupo 05

                                                                Inês nº9

                                                                Ivo nº10

                                                                Telma nº17

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité