clip_image002

Antigo Egipto

Terra do Nilo e das Pirâmides, o Egipto fascina a quem dele se aproxima, envolvendo a todos num clima de mistério e grandiosidade. De Heródoto a Napoleão, e até os dias de hoje, a história da civilização egípcia vem sempre envolta numa nuvem mística, quase eminente, resultado da inevitável mistura de deuses, mitos, monumentos e personagens que marcaram a história da humanidade.

Quando se fala no Egipto da Antiguidade, as primeiras coisas que nos vêm à mente são as imagens das grandes pirâmides, as múmias e artefactos dos museus, os templos e a atmosfera aventureira que cerca tudo o que diz respeito ao tempo dos faraós.

Sem qualquer sombra de dúvida, a civilização do Egipto antigo desperta a nossa imaginação pela aura de mistério que a envolve.

Não existiu propriamente uma "religião" egípcia, pois as crenças – frequentemente diferentes de região para região – não era a parte mais importante, mas sim o culto aos deuses, que eram considerados os donos legítimos do solo do Egipto, terra que tinham governado no passado distante.

Alguns Deuses Egípcios:

Anúbis: Deus dos Mortos

Amon/Rá: Rei dos Deus

Bastet: Deusa da guerra

Bês: Deus da família e das mulheres grávidas

Hator: Deusa das mulheres e dos céus

Imhotep: Deus dos escribas, curadores sábios e mágicos.

Ísis: Esposa de Osíris

Maát: Deusa da justiça

Mut: Esposa de Amon

Osíris: Marido de Ísis

Ptah: Deus das Artes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Egipto

http://www.traveladventures.org/continents/africa/images/pyramids3.jp

Grupo 04:

Débora Portas

Diana Martins

Mónica Dias