Burro – Espécie em via de extinção

Os burros estão a ser substituídos por carros, estes multiplicaram-se a grande velocidade, ao contrário dos burros que deixaram de se multiplicar. Outrora os burros eram importantes, conhecedores dos seus afazeres diários e meios de transporte muito utilizados.

* O burro Mirandês.

Animais corpulentos e peludos são algumas das características desta raça, que durante anos esteve ao serviço das pessoas do Nordeste de Portugal. E como todos os outros é deixado para trás, por causa da evolução da agricultura e das técnicas utilizadas.

O que está a ser feito para evitar a sua extinção?

  • O burro Mirandês, foi reconhecido em 2002 pela União Europeia, como uma espécie em vias de extinção e a partir de 2005, os criadores começaram a receber incentivos financeiros para a sua protecção.

  • Além dos subsídios da UE, os criadores podem vir a ter outra fonte de receita, se os passeios turísticos, de burro tiverem continuidade.

  • A associação protectora do burro Mirandês iniciou a asnoterapia, um projecto terapêutico para crianças com deficiência, recorrendo à ajuda de burros.

Bibliografia:

http://www.eb1-carregal-requeixo.rcts.pt/2005-2006/burros.html

http://www.diariodetrasosmontes.com/images/noticias/burritoarribas.jpg

Grupo 04

Débora Portas

Diana Martins

Mónica Dias