Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
12 décembre 2007

Terramoto de 1755 O Terramoto de 1755 também

Terramoto de 1755

clip_image002

O Terramoto de 1755 também conhecido por Terramoto de Lisboa, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755 às 9:20 da manhã. O resultado desse acontecimento foi catastrófico para Portugal, principalmente em Lisboa. O impacto ocorreu, também, no Algarve, O sismo foi seguido de um tsunami, que terá atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo resultado certamente mais 10 mil mortos. Os geólogos modernos estimam que o sismo de 1755 atingiu 9 graus na escala Richter.

O Terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socio-económico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um terramoto numa área alargada, marcando assim o nascimento da moderna Sismologia. Marquês de Pombal ficou conhecido como o grande reformador de Lisboa, pois fez renascer das cinzas uma cidade inteira, segundo uma planta de ruas largas, paralelas e perpendiculares. É a ele que se devem os primeiros edifícios, a nível mundial, com protecção anti – sismo, testados recorrendo a modelos de madeira. Mas a sua vida não conta apenas com os grandes feitos históricos, como a reconstrução de Lisboa.

Bibliografia: http://www.eb23-soure.rcts.pt/Jornal/edicao_1/pagina%203%20-%20terramoto.pdf

                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Terramoto_de_1755

Trabalho elaborado por: grupo 05 – Inês Dinis

                                                               Ivo Romeiro

                                                              Telma Santos

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité