Basquetebol

O basquetebol, é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipas de 5 jogadores, o objectivo é colocar a bola dentro do cesto colocado nas extremidades do campo de basquetebol, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um colega de equipa.

A primeira bola de basquetebol

Em 1894, a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola específica de basquetebol. Devido às técnicas utilizadas na época, a bola tinha que ser finalizada com uma costura externa. Antes dela, era utilizada uma bola de futebol.

Regulamento (FIBA)

Diagrama das dimensões de uma tabela oficial

  • Equipa - Existem duas equipas que são compostas por 5 jogadores cada, mais 7 suplentes.

  • Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.

  • Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

  • Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

  • Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.

  • Pontuação - Um cesto é valido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,15m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

  • Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.

  • Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.

  • Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.

·      Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas colectivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser feito um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades .

  • Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.

  • Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

  • Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

  • Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.

  • Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.

  • Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

Curiosidades sobre desporto



No remate o volante chega atingir uma velocidade de 300Km/h.

O recorde mundial de “toques de bola” pertence a Rob Walters, que conseguir estar durante 16h e 17min a dar toques numa bola de futebol.

Suleiman Nashmush, jogador da selecção de basquetebol do Líbano em 1962, é considerado o jogador mais alto de sempre da modalidade. Com a altura de 2,44m. faz com que o “gigante” da NBA Shaquille O’Neal, com “apenas” 2,16m, pareça um anão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol

Grupo nº 11

Telma Miguel

Patrícia Alexandra