Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
4 janvier 2008

Ciclone tropical Em meteorologia, um ciclone

Ciclone tropical

Em meteorologia, um ciclone tropical é um termo para designar um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenómeno meteorológico forma-se nas regiões trópicais, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando a humidade relativa do ar aumenta e o vapor de água associado se condensa. Estes sistemas ciclónicos são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenómenos ciclónicos, como os ciclones extra tropicais, as tempestades de vento europeias e as baixas polares. Dependendo da sua localização geográfica e da sua intensidade os ciclones tropicais podem ser designados por: depressão tropical, tempestade tropical, furacão (no Oceano Atlântico), ciclone (no Índico) ou tufão (no Pacífico). Estruturalmente, um ciclone tropical é uma grande área giratória de nuvens e actividades de tempestade. A fonte de energia primária de um furacão é o lançamento de calor pela condensação de vapor de água, que condensa a altitudes elevadas. Por causa disto, um furacão pode ser considerado como uma máquina de calor vertical gigante. Os ingredientes para um ciclone tropical incluem uma perturbação de tempo preexistente, oceanos tropicais mornos com temperatura superior a

26°C

, humidade e ventos relativamente fortes nas regiões mais altas da atmosfera. Se as condições certas persistirem por muito tempo, elas podem se combinar para produzir os ventos violentos, ondas de grande amplitude, chuvas torrenciais e inundações.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o

                                                                           Trabalho elaborado por: Inês nº9

                                                                                                                  Ivo nº10

                                                                                                                  Telma nº17

clip_image002

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité