Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
11 janvier 2008

Biografia de William Shakespeare Embora a sua

Biografia de William Shakespeare

clip_image002

Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu baptizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se baptizarem as crianças três dias após o nascimento.

William Shakespeare foi o terceiro filho de oito que seu pai John Shakespeare teve, um comerciante de lãs, e Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras; foi o filho mais velho de sexo masculino, do casal.

Foi educado em uma das excelentes grammar schools da época (escolas de preparação para a universidade), o que explica o grande conhecimento de um autor que não chegou a frequentar universidades.

Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, uma mulher de 26 anos, que estava grávida. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gémeos Hamnet e Judith.

Por volta de 1588 mudou-se para Londres, onde, em 1592 já fazia sucesso como actor e dramaturgo. Entretanto, as suas poesias, e não as suas peças, é que eram aclamadas pelo público. Isso se deveu ao facto de que, entre 1592 e 1594, por 21 meses, os teatros londrinos foram obrigados a fechar em virtude da peste que então grassava na cidade. Nesse período, foram publicados Vênus e Adônis (1593) e O Rapto de Lucrécia (1594), que juntamente com seus sonetos( cerca de cento e cinquenta), tornaram-no famoso por explorar os aspectos do amor. Começou a escrever a sua primeira peça, a Comédia dos Erros, em 1590, terminando-a quatro anos depois, época em que ingressou na Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Desde então escreveu mais de trinta e oito peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Além de fama, esses escritos trouxeram-lhe riqueza, uma vez que era sócio da companhia teatral. Jamais publicou as suas peças, uma vez que, como a dramaturgia não era bem paga, Shakespeare preferia que as mesmas fossem representadas. Com os recursos recebidos, adquiriu uma casa em Stratford, uma casa em Londres, além de outras propriedades. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância.

No ano de 1610, retornou para Stratford-upon-Avon, sua cidade natal, onde escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Faleceu, em 23 de Abril de 1616, de causa ainda não identificada pelos historiadores.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

                     http://www.crrs.ca/images/shakespeare.jpg

   

Grupo: Ana Rosa, Bruno e Marina

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité