clip_image002

      

Andebol

O Andebol de campo (em Portugal) ou o Handebol de campo (no Brasil) foi a primeira versão do actual andebol e foi oficializado na Alemanha em 1919 sendo o Desporto uma junção de regras de alguns outros desportos praticados em outros países, sendo praticado até a primeira metade do século XX.

O Desporto é jogado num campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura. O campo é dividido por duas linhas em cada lado a 35m da linha de fundo dividindo o campo em 3 áreas de jogo, a qual só podem ficar no máximo 6 jogadores de linha de cada equipa e em cada área. A área do gol tem raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura (o mesmo usado no futebol), a marca do penalti a 14m do gol. A bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipas de onze jogadores cada, mais dois suplentes. O período de jogo é de dois tempos de 30 minutos cada. Em comparação com o andebol de quadra os resultados do de campo apresentavam em média menos de um terço de gol da modalidade de quadra. Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o andebol de quadra, o de campo é jogado de forma amadora em alguns lugares da Europa, principalmente na Alemanha.

O andebol de campo tornou-se uma modalidade internacional a 4 de Agosto de 1928 com a criação da Federação Internacional de Andebol Amador (FIHA). O primeiro grande evento da modalidade foram os jogos olímpicos de 1936 em Berlim a pedido de Adolf Hitler, que era um admirador do desporto, sendo que o jogo final (Alemanha 10-6 Áustria) no Estádio Olímpico de Berlim foi o que atraiu o maior público na história do andebol com mais de 100.000 espectadores, e também foi a única participação da modalidade nas olimpíadas. O primeiro campeonato mundial foi disputado em 1938, o último foi disputado em 1966, desde então existe apenas competições internacionais para o andebol de quadra.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol_de_campo

                     Andebol-8c.tripod.com/andebol.gif 

Grupo: Ana Rosa – nº5; Bruno – nº6; Marina – nº15