clip_image002

Asterix e Obelix

Asterix é uma personagem de histórias de banda desenhada, criada em 1959 em França por Albert Uderzo e René Goscinny.

Após o falecimento de Goscinny, Uderzo deu continuidade ao trabalho, com a colaboração de Sylvie, sua filha.

O humor de Asterix é tipicamente francês, com trocadilhos, caricaturas.

“Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...” Os personagens residem numa pequena aldeia na Armórica no norte da antiga Gália, resistindo ao domínio romano. Para enfrentar as legiões, contam com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. À excepção de Obelix, que caiu dentro de um caldeirão com a poção quando ainda era bebé, e por isso adquiriu permanentemente a super força.

As personagens:

  • Asterix, o herói Gaulês e melhor amigo de Obélix. O seu nome provém da palavra asterisque (asterisco).

  • Obélix, o distribuidor de menires e amigo de Astérix. Adora seu cachorrinho Idéiafix. Só pensa em duas coisas: comer javali e bater nos romanos. Seu nome provém do francês Obelisque (obelisco) e está relacionado a seu trabalho com menires.

  • Panoramix, o velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix, é o único a saber preparar a poção mágica. O seu nome provém da palavra panoramique (panorâmico).

  • Abracourcix, o chefe da aldeia.

  • Ideiafix, o cão de Obelix. O seu nome provém do francês ideé fixe (ideia fixa).

Biblografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Asterix http://www.fumetti.org/jpg/asterix1.jpg

Grupo 04: Débora, Diana, Mónica