Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
25 janvier 2008

Chuvas Ácidas A Chuva ácida é caracterizada por

Chuvas Ácidas

A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo nitrogénio do ar, que se combinam com o oxigénio para formar dióxido de enxofre e dióxido de nitrogénio. Estes se difundem pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.

As chuvas normais têm um pH de aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico, segundo a reacção:

  ORIGEM

Os principais contribuintes para a produção de gases que provocam as chuvas ácida, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos. Os efeitos da deposição ácida foram detectados nas geleiras há milhares de anos em partes remotas do globo.

As principais fontes humanas desses gases são as indústrias e os veículos de transporte. Os gases podem ser carregados por milhares de quilómetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água originando ácidos que mais tarde se precipitam.

A precipitação ácida ocorre quando a concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogénio (NO, NO2, N2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar (as nuvens).

Tipicamente, a chuva ácida possui um pH à volta de 4,5 enquanto que a chuva normal tem um pH de cerca de 5,6 e a água corrente tem 6,8, sendo esta última já considerada neutra (pH 7 é neutro). A chuva ácida pode transformar a superfície do mármore em gesso.

Bibliografia:

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem: Beech_tanzawa.JPG

                                                                                  Grupo 8:

                                                                                  Ana Isabel nº3

                                                                                  Ana Patrícia nº4

                                                                                  Lília Cardoso nº9

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité