Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
1 février 2008

Reacção Ácido-Base no dia-a-dia Grande parte das

Reacção Ácido-Base no dia-a-dia


Grande parte das substâncias que nos rodeiam dissolvem-se bem na água. Há substâncias que, dissolvidas em água, originam soluções ácidas, outras originam soluções básicas e outras ainda não alteram o carácter químico da água – originam soluções neutras.

Para comparar diferentes graus de acidez ou basicidade, os químicos pensaram em algo muito simples. Definiram uma escala numérica que permite ordenar as substâncias de acordo com o seu grau de acidez ou basicidade. Chama-se escala de pH e compreende, quase sempre, valores entre 0 e 14.

Quando se põe em contacto uma solução ácida com uma solução básica ocorre sempre uma reacção química. É assim que se consegue alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas. A acidez de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução básica, a basicidade de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução ácida, alterando o pH.


A importância das reacções de ácido-base

As reacções ácido-base são reacções importantes pelas suas aplicações. A eliminação dos ácidos produzidos pelos restos dos alimentos que se alojam nos dentes é conseguida com pastas dentífricas que têm propriedades básicas. Várias preparações farmacêuticas de antiácidos incluem as bases hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio para diminuir o excesso de acidez do estômago (azia).

A aplicação deste conhecimento faz-se na correcção do pH do solo. Na Europa do Norte, as florestas são por vezes pulverizadas com cal para neutralizar a acidez do solo provocada pelas chuvas ácidas. 

Bibliografia: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/reaccaoacidobase.htm

Grupo: Ana Rosa - nº5; Bruno – nº6; Marina – nº15

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité