Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
15 février 2008

Moisés Moisés profeta israelita da Bíblia

Moisés

clip_image002

      

Moisés profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi. De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. É encarado pelos judeus como o seu principal legislador e um de seus principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés foi um grande profeta.

Segundo o Livro do Êxodo, Moisés foi adoptado pela filha do Faraó e educado na corte como um príncipe do Egipto. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela sua "justa" cólera, é obrigado a partir para exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Quarenta anos depois, no Monte de Horebe, é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".

Ele "conduziu o povo de Israel até ao limiar de Canaã, a Terra Prometida a Abraão". Foi no Monte de Horebe, na Península do Sinai, que recebeu os Dez Mandamentos do Deus de Abraão, escritos "pelo dedo de Deus". Depois, o seu código de leis é aplicado para cerca de 600 leis. É comumente chamado de Lei Mosaica. Os judeus, porém, a consideram como a Lei de Deus dada a Israel por intermédio de Moisés.

Durante 40 anos (segundo a maioria dos historiadores, no período entre 1250 a.C. e 1210 a.C.), conduz o povo de Israel na peregrinação pelo deserto. Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, seu ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.

Na Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, é venerado como santo, sendo sua festa celebrada em 4 de Setembro.

Nome de Moisés

A origem do nome Moisés é controversa. As evidências apontam para a origem egípcia do nome sem o elemento teofórico. Més (ou na sua forma grega, mais divulgada, Mósis), deriva da raiz substantiva ms (criança ou filho), correlata da forma verbal msy, que significa "gerar" (note-se que na língua egípcia, à semelhança de outras do Próximo Oriente, a escrita renunciava ao uso das vogais). Més significa assim "gerado", "nascido" ou "filho". Tome-se como exemplo os nomes dos faraós Ahmés (Amósis), que significa "filho de deus.

Identidade de Moisés

Família: Coatitas da tribo de Levi

Nome: Moisés

Significado: Mósis, em egípcio, significa "filho".
Para os judeus, significa "retirado" das àguas.

Avô: Coate, 2.º filho de Levi

Mãe: Joquebede, Tia de Arnão

Pai: Anrão, filho de Coate

Esposa: Ziporá, ou Seforá (em hebraico tzipora)

Sogro: Jetro

Irmãos: Miriã / Aron (Aron ou Aarão)

Filhos: Gersom / ElMoisés (em hebraico, Moshe, משה), profeta israelita da Bíblia Hebraica (conhecida entre os cristãos como Antigo Testamento), da Tribo de Levi.

Sobrinhos: Nadabe / Abíu / Eleazar / Itamar

Local de Nascimento: Egipto

Localização Temporal: Crê-se que c. de

1500 a

.C.

Tempo de Vida: 120 anos

Motivo de Morte: Velhice

Local de Morte: Monte Nebo, Planíce de Moabe

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s

                  http://www.advir.com/historiasbiblicas/historiasbiblicassitefiguras/moises/moises%20morre.jpg

Grupo: Ana Rosa-nº5; Bruno-nº6; Marina-nº15

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité