Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
15 février 2008

Diofanto Diofanto é considerado um marco

Diofanto

Diofanto é considerado um marco importante na evolução da Álgebra razão pela qual é muitas vezes chamado “pai da Álgebra”. Devido à sua inovação com as notações, foi o primeiro utilizar incógnitas para resolver problemas algébricos. Diofanto definia “incógnita” como uma quantidade que “continha” um indeterminado, ou indefinido múltiplo da unidade.

Apesar de não haver informações sobre a sua vida na história é famosa a dedicatória que está gravada no seu túmulo:

"Aqui foram sepultados os restos de Diofante. E os números podem mostrar quão longa foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua formosa infância. E mais um duodécimo pedaço de sua vida havia transcorrido quando de pêlos se cobriu seu rosto. A sétima parte de sua existência transcorreu em um matrimônio sem filhos. Passaram-se cinco anos mais e deixou-o muito feliz o nascimento de seu primeiro filho, que entregou à terra seu corpo, sua formosa vida, que durou somente a metade da de seu pai. E com profundo pesar desceu à sepultura, tendo sobrevivido apenas quatro anos ao descanso de seu filho"

Biografia

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/diofanto/notacaousada.htm

http://mscabral.sites.uol.com.br/mauro/curioso/simbolos.htm

Grupo12

Cristiana

Silvia

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité