Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
22 février 2008

TENIS Ténis ou é um desporto de origem britânica,

TENIS

clip_image002

Ténis ou é um desporto de origem britânica, disputado em courts/quadras geralmente abertos e de superfícies sintéticas, cimento, saibro, ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objectivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).

O ténis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas.

Grosso modo, um jogo é um conjunto de pontos e um set é um conjunto de jogos. Cada jogo tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No ténis de competição, é comum que o jogador que serve fature o jogo, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca da bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os jogos. Ganha o jogo aquele que atingir um número de sets pré-definido – geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

Bibliografia:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/tenis.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9nis

Grupo 6

Joana Laires, Nº11

Madalena Santos, Nº12

Teresa Sanches, Nº18

Publicité
Publicité
Commentaires
A
Não é por vocês serem da minha turma, mas eu acho que este trabalho está muito interessante, porque fala sobre desporto, uma coisa que eu adoro, e também porque o tema "Ténis", uma das coisas relacionadas com o desporto, que eu adorava aprender...<br /> <br /> Continuem assim...<br /> Fiquem bem!!!... xocax* <3
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité