Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
22 février 2008

A Água O nosso grupo decidiu abordar o tema: água

A Água

O nosso grupo decidiu abordar o tema: água porque tem vindo a ser um dos grandes problemas para o planeta, pois diz-se que não durará sempre, apesar de o planeta ser constituído por água nem toda é própria para beber.

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.
   A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.
    Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra.  Os primeiros seres vivos de que são conhecidos
fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.

Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque:

  • não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;
  • a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;
  • alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.

adaptado de Carta Europeia da Água, 1968

http://www.bragancanet.pt/agua/

Falta de água pode afectar mais de um bilhão de pessoas em 20 anos

Brasília - Até o ano de 2027, cerca de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo podem sofrer com a escassez de água. E a agricultura será uma das principais causas do desperdício. A informação foi divulgada pela Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

“A irrigação para cultivos agrícolas responde, actualmente, por cerca de 70% de toda a água potável retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos. O quadro se aproxima dos 90% em vários países em desenvolvimento, onde existem cerca de três quartos das fazendas do mundo”, alertou a FAO.

A agência apontou ainda, o intenso crescimento populacional como outro factor pelo grande consumo de água. De acordo com a FAO, o uso da água mais que dobrou no último século.

Para o órgão das Nações Unidas, é preciso unir esforços nacional e internacionalmente para proteger os recursos hídricos do planeta. Uma das medidas defendidas pela FAO seria armazenar água da chuva com o objectivo de reduzir o desperdício ao irrigar as plantações.

Actualmente, a falta do recurso hídrico já atinge o norte e sul da África, assim como, México, Paquistão, China e Índia. No dia 22 de Março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a FAO pretende lançar uma campanha de luta contra a escassez de água.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/15/materia.2007-02-15.9552793296/view

Qual a diferença entre água contaminada e poluída?

  •     Água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turgidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é consequência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.
  •     Água contaminada – é a água que contém agentes patogénicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.

http://www.farmacia.ufmg.br/agua/informe.htm#diferenca
Trabalho realizado por:
Telma Miguel
Patrícia Gaspar
Grupo nº 11

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité