Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
22 février 2008

História do Reino Unido A História do Reino Unido

História do Reino Unido

clip_image002

A História do Reino Unido começa com a formação deste Estado com os Actos de União de 1707, que agregaram o parlamento da Inglaterra ao da Escócia de modo a criar a Grã-Bretanha. Posteriormente, o Acto de União de 1800 reuniu a Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda para estabelecer o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

Em 1922, com a independência do Estado Livre Irlandês (antecessor imediato da actual República da Irlanda), a Irlanda do Norte permaneceu sob jurisdição do Reino Unido, razão pela qual, desde 1927, o nome oficial daquele Estado é "Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", comummente abreviado "Reino Unido".

A bandeira do Reino Unido baseia-se nas bandeiras da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.

Governo Republicano Inglês

A ascensão do filho de Jaime I, Carlos I, ao trono em 1625 marca o início de um período de conflito entre o Rei e o Parlamento. A adesão de Carlos I à doutrina do direito divino atiça uma batalha de supremacia entre o Rei e o Parlamento, que culmina com a primeira guerra civil inglesa (1642-1651). Em 1649, Carlos é decapitado. Isto dá início à Republica, ou Commonwealth (de 1649 à 1653, seguido por um período de governo pessoal do Lorde Protector Oliver Cromwell. O novo regime era impopular, e a morte de Cromwell em 1658 deixou espaço para o governo de seu filho Richard (1658-1659). Em 1659, o Parlamento negocia a Restauração da monarquia para 1660. O filho de Carlos I, Carlos II, assume o trono.

O período da Commonwealth anexou a Irlanda e a Escócia à Inglaterra e aboliu suas autonomias legislativas. A Irlanda foi particularmente tocada pelo período de guerras civis; a rebelião católica dos senhores de terras irlandeses foi reprimida com uma invasão da ilha por Oliver Cromwell, que estabeleceu uma nova elite protestante naquele território. Estima-se que um terço da população da ilha pereceu ou exilou-se devido ao conflito. Tanto a Irlanda quanto a Escócia tiveram sua autonomia devolvida após a restauração da monarquia na Inglaterra.

Bibliografia:

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Reino_Unido

Http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Oliver_Cromwell.jpg

Http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem: Flags_of_the_Union_Jack.png

                                 Grupo 8:

                                          Ana Isabel nº3

                                           Ana Patrícia nº4

                                              Lília Cardoso nº9 

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité