A Reforma Protestante

clip_image001

A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana e levou seguidamente ao estabelecimento do Protestantismo.

Esse movimento resultou na divisão da Igreja do Ocidente entre os "católicos romanos" de um lado e "protestantes" do outro; entre esses, surgiram várias igrejas, das quais se destacam o Luteranismo (de Martinho Lutero), as igrejas Protestantes e as Anglicanas. A resposta da Igreja Católica Romana foi um movimento conhecido como Contra-Reforma.

As três reformas protestantes criadas:

Ø      A Reforma Luterana


O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenavam a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo. De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos actos praticados em vida e pela fé.

Ø      A Reforma Calvinista


Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana no ano de 1534. De acordo com Calvino a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e honesto.

Ø      A Reforma Anglicana


Na Inglaterra, o rei Henrique VIII rompeu com o papa, após este se recusar a cancelar o casamento do rei. Henrique VIII funda o anglicanismo e aumenta o seu poder e as suas posses.

Trabalho elaborado por:

Adriana Saraiva nº1

Ana Beatriz nº2

Maria Inês nº13

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante

Http://www.suapesquisa.com/protestante