Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
7 mars 2008

PÁSCOA A Páscoa, (significa passagem) é um evento

PÁSCOA

clip_image002

A Páscoa, (significa passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do “ano canónico”que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

A palavra Páscoa advém, exactamente do nome hebraico, da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do Inverno para a Primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário.

A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, uma refeição ritual que acompanha a festividade judaica.

Origem dos Símbolos da Páscoa

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de “Eostre” que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs da Páscoa, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e arménios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Bibliografia:

http://morel.weblog.com.pt/dali.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Grupo 6:

Joana Laires, Nº11

Madalena Santos, Nº12

Teresa Sanches, Nº18

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité