clip_image001

Riquexó

Um riquexó é um carro, aberto ou fechado, de duas rodas com duas varas laterais que se prologuem para a frente. Os passageiros sentam-se numa cadeira atrás do condutor que puxa o riquexó para que este ande. Era um meio de transporte muito utilizado no passado no Oriente. Hoje em dia a técnica de conduzir um riquexó é diferente, em vez de o homem ir em pé e puxar o veículo para que este ande, tem montados uns pedais através dos quais faz movimentar o riquexó. São utilizados actualmente sobretudo para turismo.

O riquexó, com mais de uma década de existência, foi utilizado como um dos principais meios de transporte em Macau, mas, mediante a evolução da nova era, este transporte de pedal foi sendo substituído pelos veículos modernos. Presentemente, os turistas utilizam este transporte típico na visita aos locais históricos de Macau.

Sendo um dos transportes característicos de Macau, o riquexó movido a pedal, é do agrado dos turistas quando estes se deslocam aos principais pontos turísticos de Macau. Face a esta realidade, a DST realizou propositadamente trabalhos de reparação e recuperação dos riquexós, no sentido de implantar uma nova imagem para os 60 condutores, distribuindo-lhes uniformes de cor atraente (verde), e chapéu de palha característico. Pretende-se preservar, da melhor forma, este transporte tradicional, pelo que, serão colocados tapetes nos 60 riquexós, onde constará o mote “Bem-vindo”, e os riquexós serão frequentemente reparados, para poderem prestar melhores funções de transporte e de visita.

Bibliografia:

Http://pt.wikipedia.org/wiki/riquex%C3%B3

Http://img78.photobucket.com/albums/v294/adtempus/Tuk_tuk.jpg

Http://www.macautourism.gov.mo/pt/emagazine/pressdetail/php?lan=pt&id=650

Trabalho elaborado por:

Elisabete Baltazar

Joana Firme

Vanessa Vicente

8º B

Grupo 09