11 avril 2008

Máximo divisor comum O máximo divisor comum entre dois números inteiros a e b (frequentemente abreviada como m.d.c) é o maior número inteiro encontrado, que seja factor dos outros dois. Por exemplo, os divisores comuns de 12 e 18 são 1,2,3 e 6, logo m.d.c (12,18) =6. A definição abrange qualquer número de termos, por exemplo m.d.c (10,15,25,30) =5. O máximo divisor comum também pode ser representado só com parênteses. Com esta notação, dizemos que dois números inteiros a e b são primos entre si se (a,b)=1. Esta operação é... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 10:43 - - Commentaires [0] - Permalien [#]

07 mars 2008

Teorema De Pitágoras                O Teorema de Pitágoras é provavelmente o mais célebre dos teoremas da Matemática. Enunciado pela primeira vez por filósofos gregos chamados de pitagóricos, estabelece uma relação simples entre o comprimento dos lados de um triângulo rectângulo:      O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.      Durante séculos, os matemáticos questionaram: "Qual a demonstração feita por... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 11:43 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
29 février 2008

Casos notáveis          O quadrado de uma soma – é igual a três termos: o primeiro termo ao quadrado mais o dobro do produto do primeiro termo pelo segundo mais o segundo termo ao quadrado. (a+b)2=a2+2ab+b2             O quadrado da diferença é igual a três termos: o primeiro termo ao quadrado menos o dobro do produto do primeiro termo pelo segundo termo mais o segundo termo ao quadrado. (a-b)2=a2-2ab+b2 ... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 11:14 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
22 février 2008

Grande matemático da antiguidade: EuclidesNo domínio da matemática, a figura suprema é Euclides (séc. III a.C.). Os pormenores da sua vida permanecem envolvidos numa nuvem de mistério. Conta-se por exemplo que, tendo Ptolomeu sentido dificuldades no estudo da geometria, terá perguntado a Euclides se não haveria uma maneira mais fácil de aprender geometria. Este, em resposta à observação do monarca, ter-lhe-á respondido: "Não existem estradas reais para a geometria" De qualquer modo, o nome de Euclides ficou ligado... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 11:14 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
15 février 2008

Diofanto Diofanto é considerado um marco importante na evolução da Álgebra razão pela qual é muitas vezes chamado “pai da Álgebra”. Devido à sua inovação com as notações, foi o primeiro utilizar incógnitas para resolver problemas algébricos. Diofanto definia “incógnita” como uma quantidade que “continha” um indeterminado, ou indefinido múltiplo da unidade. Apesar de não haver informações sobre a sua vida na história é famosa a dedicatória que está gravada no seu túmulo: "Aqui foram sepultados os restos de Diofante. E... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 12:55 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
01 février 2008

Matemática Sólidos Geométricos     No contacto diário que vamos tendo com os objectos que nos envolvem, vamo-nos habituando a designar alguns deles por determinados nomes, cujo significado matemático, não sendo precisamente o mesmo, tem no entanto, muito de comum.     Aos objectos que nos rodeiam e que apresentam as mais diversas formas, ocupando no espaço um certo lugar e tendo uma forma imutável desde que não seja exercida nenhuma acção particular sobre eles, chamamos sólidos.     Uns são... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 12:22 - - Commentaires [0] - Permalien [#]

25 janvier 2008

Equações As equações de segundo grau vêm da história da matemática desde a época dos egípcios, índios, gregos, hindus e chineses. As primeiras equações polinomiais de segundo grau foram feitas pelos egípcios. Eles tinham uma álgebra bem desenvolvida e resolviam-nas por métodos semelhantes actuais ou pelo método de completar quadrados. Como as resoluções de problemas eram interpretadas de forma geométrica não tinha sentido falarem de raízes negativas. Curiosidade: Quando uma equação do 2º grau tem a... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 13:01 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
18 janvier 2008

Blaise Pascal Pascal foi um matemático, científico e filósofo. Nasceu a 19 de Junho de 1623 e morreu a 19 de Agosto de 1662. Era dotado em vários ramos da matemática nomeadamente na geometria. Foi o 3º filho de Etienne Pascal e o seu único rapaz. A sua mãe morreu quando ele tinha apenas 3 anos. Com 12 anos aperfeiçoou “elementos” de Euclides. Pascal inventou e comercializou a 1º máquina calculadora. Em 1647 abandonou o estudo da matemática. Trabalho elaborado por: Vanessa Vicente ... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 12:50 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
18 janvier 2008

MATEMÁTICA Função O conceito de uma função é uma generalização da noção comum de "fórmula matemática". Funções descrevem relações matemáticas especiais entre dois objectos, x e y=f(x). O objecto x é chamado o argumento ou domínio da função f e o objecto y que depende de x é chamado imagem de x pela f. Domínio, contradomínio e imagem São três conjuntos especiais associados à função. O domínio é o conjunto que contém todos os elementos x para os quais a função deve ser definida. Já o contradomínio é: o conjunto... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 12:39 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
11 janvier 2008

MATEMÁTICAO que é a notação cientifica e como se pode usar?Hoje é normal o uso da notação científica, isto é a escrita de um número como auxílio de potências de base 10. Geralmente usa-se o seguinte formato:N X 10x        N= número maior que um mas inferior a dez.                                      e x =  o expoente de dez.Escrever um número na notação científica tem muitas... [Lire la suite]
Posté par CerdeiraAP à 10:36 - - Commentaires [0] - Permalien [#]