Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
29 février 2008

Cor do Céu Durante o dia, o céu limpo é azul e o

Cor do Céu

clip_image002

   Durante o dia, o céu limpo é azul e o disco solar é quase branco. No entanto, ao nascer e pôr-do-sol as cores do céu mudam completamente: o disco solar passa para amarelo e laranja até atingir o vermelho, afectando as cores do céu no horizonte, longe do disco solar o céu mantém-se azul.

   O padrão de cores é explicado pelo fenómeno da dispersão da luz. As moléculas de ar têm um diâmetro muito inferior ao comprimento de onda da luz visível (zona azul do espectro). Assim, a luz que nos chega directamente do disco solar vai ser enfraquecida em azul, enquanto que a luz que nos chega da atmosfera é rica em azul.

   Quando o sol se encontra alto a camada da atmosfera atravessada é pouco espessa e a dispersão da luz é reduzida, por isso a radiação que chega à superfície à quase branca. Quando o Sol baixa para o horizonte (nascer e pôr do sol) a radiação atravessa uma camada cada vez mais extensa e a dispersão lateral é maior, a luz que chega do disco solar aparece com um tom alaranjado ou mesmo avermelhado.

Bibliografia

http://geofisica.fc.ul.pt/informacoes/curiosidades/ceuazul.htm

Grupo12

Cristiana

Sílvia

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité