Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
5 décembre 2007

Ciclo da Água A existência de vida depende da

Ciclo da Água

clip_image002

A existência de vida depende da existência de água e da sua disponibilidade para uso dos seres vivos.

         A energia solar é responsável pela circulação de água do planeta e pela sua existência nas três fases: sólida, líquida e gasosa. A água circula entre a atmosfera e a superfície terrestre, mudando de estado através de processos de evaporação, precipitação e transpiração.

         A evaporação ocorre por acção da energia solar, que aquece a água superficial e a faz evaporar, passando do estado líquido para o estado gasoso.

         Com a subida na atmosfera, existe diminuição da temperatura, o que provoca a condensação da água (passagem do estado gasoso ao estado líquido), originando a formação de nuvens.

         As nuvens são constituídas por pequenas gotas de água.

         Quando as gotas de água se tornam maiores e mais pesadas, ocorre a precipitação. As gotas caem para a terra sob a forma de chuva, de neve ou de granizo.

         Quando atinge a superfície, a água pode ficar retida nos lagos, ou, nas zonas mais frias, sob a forma de gelo, pode escorrer superficialmente ou infiltrar-se no solo. No estado líquido, a água escorre para o, mar, pelos rios, ou através dos cursos de água subterrâneos.

         À superfície, no estado líquido, a água fica disponível para utilização pelos seres vivos. As plantas absorvem-na, através das raízes, e utilizam-na na fotossíntese. Os consumidores ingerem-na directamente ou obtêm-na por ingestão de outros seres vivos que a possuem nos seus tecidos.

         Os seres vivos perdem a água através da respiração, das excreções e da transpiração. 

Grupo: Ana Rosa - nº5, Bruno – nº6 e Marina – nº15

Bibliografia: http://www.ideiasambientais.com.pt/doc/ciclo_da_agua.jpg

Ciências Naturais 8º Ano – Planeta Terra

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité