Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
22 février 2008

Cristianismo O cristianismo é uma religião

clip_image002

Cristianismo

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. A Igreja Cristã divide-se em três ramos:

Católica: Na Igreja Católica, além do essencial da fé cristã, aceita-se o culto da Virgem Maria (ou Nossa Senhora), a mãe de Jesus, e o culto dos santos. A hierarquia é basicamente constituída por diáconos, padres, bispos e Papa.

Protestante: Nascem da rotura provocada pela exclusão de Lutero, depois de este monge alemão ter fixado, em 1517, as suas “95 teses contra as indulgências”. Lutero foi depois seguido por outros nomes que hoje também são referência do protestantismo: Calvino e Henrique VIII.

Recusam a autoridade do Papa, o culto dos santos e da Virgem Maria, e vêem os sacramentos de um modo mais desvalorizado do que os católicos (Baptismo e Eucaristia).

A estrutura destas Igrejas quase não tem hierarquia: esta resume-se pouco mais que ao pastor ou presbítero (equivalente ao padre, mas que pode casar) e, às vezes, ao bispo (também pode casar).

Ortodoxa: Os ortodoxos acreditam no mesmo Deus dos católicos e dos protestantes, estando muito próximos dos católicos. Acreditam que devemos aproximarmo-nos de Deus através da oração, a sós, ou em grandes cerimónias. Não reconhecem a autoridade do Papa mas têm uma estrutura doutrinal e hierárquica semelhante à católica: culto dos santos, devoção à Virgem Maria, eucaristia; as imagens em pedra não existem na Igreja Ortodoxa, sendo "substituídas" pelos ícones (imagens esculpidas ou pintadas). Os diáconos e os padres podem casar-se antes da ordenação, os bispos têm que ser celibatários (são escolhidos entre os monges).

Bibliografia:

http://espacocienciaespiritualidade.blogs.sapo.pt/3432.html

Grupo 4: Débora, Diana, Mónica.

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité