Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
(IN)FORMAR COM TIC
11 avril 2008

Poesia e Florbela Espanca O que é a poesia? A

Poesia e Florbela Espanca

O que é a poesia?

  clip_image002

A poesia, ou género lírico, é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante, principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário.

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem.

A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.

A vida de Florbela Espanca.

Florbela Espanca é filha de Antónia da Conceição Lobo, empregada de João Maria Espanca, que não a reconheceu como filha. Porém com a morte de Antónia em 1908, João e sua mulher Maria Espanca criaram a menina. O pai só reconheceria a paternidade muitos anos após a morte de Florbela.

Em 1903 Florbela Espanca escreveu a primeira poesia de que temos conhecimento, A Vida e a Morte. Casou-se no dia de seu aniversário em 1913, com Alberto Moutinho. Concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir para cursar Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa.

Sofreu um aborto involuntário em 1919, ano em que publicaria o Livro de Mágoas. É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental. Em 1921 separou-se de Alberto Moutinho, passando a encarar o preconceito social decorrente disso. No ano seguinte casou-se pela segunda vez, com António Guimarães.

O Livro de Soror Saudade é publicado em 1923. Florbela sofreu novo aborto, e seu marido pediu o divórcio. Em 1925 casou-se pela terceira vez, com Mário Lage.

A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de As Máscaras do Destino.

Tentou o suicídio por duas vezes em Outubro e Novembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, 8 de Dezembro de 1930, utilizando uma dose elevada de veronal.

Um dos poemas que está no seu livro “Livro de Mágoas”:

Tortura


Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida verdade, o Sentimento!
-- E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...

Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
-- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...

São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!

Florbela Espanca

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesi

http://pt.wikipedia.org/wiki/Florbela_Espanca

http://www.astormentas.com/media/Florbela%20Espanca2.jpg

http://www.luso-poemas.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=695&forum=31

Trabalho elaborado por:

Joana Laires, Nº 11

Madalena Santos, Nº 12

Teresa Sanches, Nº18

Publicité
Publicité
Commentaires
(IN)FORMAR COM TIC
  • Este "blog" está inserido na Área de Projecto do 8º ano A e B 2007/2008. Aqui podemos encontrar informação relativa às várias áreas disciplinares da nossa Escola (Esc. Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Cerdeira do Côa, Sabugal - Portugal).
  • Accueil du blog
  • Créer un blog avec CanalBlog
Publicité
Archives
(IN)FORMAR COM TIC
Derniers commentaires
Publicité